Ter uma horta em casa nunca foi tão fácil...

Quem disse que não pode ter um horta biológica no interior? A sua horta de ervas aromáticas e microvegetais dentro de casa, durante todo ano de forma limpa e ecológica.
Life in a Bag, em português, Vida num Saco, foi fundada em 2014 pelas mãos do casal Alexandra Silva, designer e professora, e Pedro Veloso, engenheiro informático que criaram uma pequena horta no jardim de casa, para consumo próprio, e foram experimentando inúmeras técnicas de cultivo.


A ideia é inovadora, simples, útil e temos a possibilidade de arrancar diretamente os vegetais para o prato de forma prática e saudável. Com um investimento inicial de 5,000€, este jovem casal inovador conseguiu um retorno imediato e em apenas seis meses a faturação chegou aos 20,000€.
A juntar a isso vêm os vários merecidos prêmios, um deles atribuído pelo Comité Económico e Social Europeu (EESC) para o "European Award for Excellent Design and Sustainability 2015", seguido de um lugar de finalista na categoria "prémio inovação" dos “Food and Nutrition Awards 2015”.



Mas afinal o que são os microvegetais/microgreens?
Pode ser uma hortaliça, uma erva aromática, um legume na fase da "adolescência" e é justamente nesta fase de crescimento que os microvegetais são 40 vezes mais nutritivos do que o vegetal na sua fase adulta e o sabor é ainda melhor, mais intenso.
Os microvegetais ou microgreens podem ser cultivados durante todo o ano junto a uma janela ou outro local com bastante luz natural. Depois de plantados e regados todos os dias, podem ser colhidos ao fim de 10 a 15 dias, assim que apareçam as primeiras folhas (3 a 5 cm de altura).

Rabanete - sabor picante, é um ótimo complemento para saladas;
Brócolo - sabor ligeiramente forte e picante;
Rúcula - os rebentos sabem a nozes e são apimentados. Servem para guarnecer pizzas e massa;


Como é feita a manutenção?
A manutenção é muito fácil. Dentro de cada embalagem vai tudo o que é necessário para fazer cada cultivo, desde a argila, a terra, as sementes biológicas e as instruções de cultivo.
- Só temos que abrir a Grow Box que já trás todos os elementos necessários. Espalhamos as sementes pelas áreas definidas e de seguida colocamos num local escuro (por exemplo dentro de um armário) durante 3 dias.
- Regar diariamente com um borrifador.
- Ao fim de 3 dias, temos que remover o plástico e colocar num local com bastante luz natural (sem sol direto). Regar diariamente com um borrifador.
- Ao 4º dia, os rebentos deixam de ter um tom amarelado e começam a crescer de uma forma muito rápida.

No site da Life in a Bag podemos ainda encontrar um separador com imensas receitas com microvegetais.

O Mr.Stim experimentou a rúcula, gostou e deixa as fotografias da experiência.

Um obrigado Alexandra, sem dúvida que as minhas saladas ficaram muito melhores.

Loja Online: www.lifeinabag.pt
www.facebook.com/lifeinabag.pt

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.