José Paulo Reis - Um Criativo à Séria

Hoje apresento-vos o José Paulo Reis, um criativo à séria na área de ilustração e manipulação de imagens. Nasceu a 28 de Outubro de 1978, licenciado em Relações Públicas e Publicidade e é sem dúvida uma das grandes referências na área criativa.

Como designer acompanho o teu admirável trabalho há vários anos.
O caminho da ilustração foi uma coisa que sempre soubeste que querias seguir, ou foi uma coisa que surgiu quando começaste a trabalhar na área da fotografia?


A ilustração e a manipulação de imagens foram temas que me fascinaram desde que me lembro. Em pequeno, quando via um outdoor com imagens manipuladas, ficava completamente fascinado, a pensar como se conseguiriam fazer aquelas imagens.
Este interesse ficou meio adormecido com o tempo, até que, ao ver e pesquisar cada vez mais imagens criativas no âmbito do meu curso de Relações Públicas e Publicidade, foi como se algo "perdido" na minha mente tivesse sido encontrado e comecei a ficar cada vez mais fascinado com a manipulação de imagens e com a sedução de todos os outdoors criativos que via.
Depois de terminar o curso, não tive oportunidade de trabalhar diretamente na área em que me formei, mas no meu tempo livre tentava sempre ler, pesquisar e fazer experiências com o Photoshop. Com o passar do tempo, e com todas as coisas que ia fazendo, o meu fascínio ia aumentando exponencialmente. Nessa altura nunca pensei sequer vir a trabalhar em fotografia ou com o Photoshop, era apenas algo de que gostava, e divertia-me a fazer imagens manipuladas (muito fracas, mas como todos sabemos...faz parte do percurso).
Comecei a concorrer a concursos de imagens criativas e comecei a ganhar prémios. Isso deu-me ainda mais vontade de desenvolver imagens, até que um dia surgiu a oportunidade de começar a dar formação na área do Photoshop. Daí a começar a trabalhar inteiramente na fotografia, foi muito rápido! Como não trabalhava nisso a tempo inteiro, sempre fiz os possíveis para melhorar cada vez mais o meu trabalho; ficava muitas horas à noite  a trabalhar.
Passado algum tempo recebi o contato de um fotógrafo de moda (Frederico Martins) que precisava de um retoucher.   Foi assim que comecei a trabalhar em fotografia de moda, já lá vão 7 anos!

"Fotografia de moda durante o dia, ilustração e montagens fotográficas à noite. Ao fim de 10, 12 anos continuo com toda a vontade de aprender e a melhorar o meu trabalho diariamente..."

Para além das ilustrações que podemos ver no teu site, sei que trabalhas com provavelmente o melhor fotografo de moda da actualidade, o Frederico Martins.
Qual é o sentimento de saberes que tens essa responsabilidade em editoriais tão importantes como os que costumam fazer?


É uma responsabilidade enorme, porque o nosso trabalho aparece em quase todas as revistas importantes na área da moda, e por isso é visto e criticado por todos, daí que tentemos manter um nível de qualidade altíssimo.

Recordo que atualmente a equipa de retouch já conta com 3 elementos: para além de mim, temos a Mariana Gomes e a Tânia Castro, ambas excelentes profissionais!

É um verdadeiro desafio todos os dias tentarmos manter o máximo de exigência para com o nosso trabalho.

O facto de trabalharmos com modelos e pessoas com forte exposição mediática obriga-nos a ter o máximo de atenção em todo pormenor, pois uma única falha pode pôr em causa um trabalho de semanas e até meses. No entanto, isso acaba por ser um grande desafio que nos permite evoluir diariamente.




A pergunta que sempre te quis fazer fazer: Aproximadamente quantas horas demoras a fazer uma manipulação de uma imagem?

As manipulações podem variar com base na dificuldade de execução da imagem e no número de elementos que vou incluir numa imagem. Posso demorar 2 ou 3 horas numa imagem, como posso demorar 10 horas noutra... e às vezes posso andar dias a tentar finalizar uma imagem.  Isto para não falar naqueles casos em que posso ter imagens com 300 layers (camadas)!


Recentemente com o Euro2016 tive a oportunidade de ver os jornais, revistas a publicarem as tuas ilustrações alusivas ao futebol, qual foi a sensação? 

É simplesmente fantástico ver que as minhas imagens circulam pelas redes sociais tanto a nível nacional como internacional e são partilhadas por todos, tanto por grandes figuras do desporto nacional como por outras menos mediáticas. E quando vi as minhas imagens aparecerem na televisão antes da final do Europeu, fiquei mesmo muito feliz, pois acaba por ser um grande reconhecimento ao meu trabalho!


 Alguma vez sentiste que em Portugal este trabalho ainda não é tão reconhecido como no estrangeiro?

Sim. Senti isso no início da minha carreira e sempre quis mostrar que também poderemos estar cá em Portugal e sermos reconhecidos internacionalmente. E confirmei isso logo após a morte do Steve Jobs em que decidi homenageá-lo com um trabalho gráfico. Depois de o publicar numa plataforma de arte digital, rapidamente o meu trabalho foi escolhido por um curador de arte de Nova Iorque para estar em exposição durante 3 meses num centro de arte nova-iorquino, juntamente com outros trabalhos de artistas digitais. Fiquei a perceber que, apesar de estar em Portugal, o meu trabalho poderia esta em todo mundo... e é isso que tem vindo a acontecer!


Obs. Enquanto publicávamos este artigo, o José Paulo ficou em 2º Lugar no Concurso Internacional "Wacom Creatives Europe. 


Parabéns José Paulo!

Deixo os links para poderem ver todo o trabalho do nosso artista:

http://zepaulo.deviantart.com/
https://www.behance.net/zepaulo

https://josepauloreis.wordpress.com 
 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.